domingo, 9 de maio de 2010

EQUIPE TÉCNICA

                                                     
NAOMAR MONTEIRO DE ALMEIDA FILHO
Reitor da Universidade Federal da Bahia

FRANCISCO GOMES MESQUITA
Vice-Reitor da Universidade Federal da Bahia

ÁLAMO PIMENTEL
Pró-Reitor de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA

MARIA DAS GRAÇAS
Coordenadora de Convivência da PROAE/UFBA

REJANE DE OLIVEIRA
Coordenadora de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da UFBA

JAIME PRASERES
Pedagogo

HILDY LEMOS
Produção Executiva

ADRIELE SOUSA
Produção Executiva / Assessoria de Comunicação

GILCY MAIA
Criação da Identidade Visual

quarta-feira, 5 de maio de 2010

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Informamos que as inscrições estão encerradas.

PROGRAMAÇÃO

15 de junho de 2010 - MANHÃ


RECEPTIVO MUSICAL com Wakai - índio Fulni-ô e Kariri-Xocó, líder da Reserva Tha-fene.


CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Convidados:

Reitor da Universidade Federal da Bahia, desde 2002, o professor Dr. Naomar de Almeida Filho é professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, possui Doutorado em Epidemiologia pela University of North Carolina, U.N.C., Estados Unidos.  Atualmente, tem focalizado sua produção acadêmica nos estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007) e, em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008).


Álamo Pimentel é Pró-Reitor de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia (PROAE/UFBA).
Graduado em Pedagogia pela UNEB, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e professor de graduação e pós-graduação na Faculdade de Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: antropologia educacional, convivência, educação social e educação de jovens e adultos.


Elisa Lucinda nasceu em Vitória do Espírito Santo, onde se formou em jornalismo e chegou a exercer a profissão.Sempre atuando em teatro, cinema e televisão, publicou seu primeiro livro de poesia “O Semelhante”, em 1994. É reconhecida pela sua literatura poética (“O semelhante”, “Eu Te Amo e Suas Estréias”, os infantis “A menina transparente”, “Lili a rainha das escolhas”, “O órfão famoso”, “O menino inesperado” e seus mais recentes livros “Cinqüenta poemas escolhidos pelo autor”, “Contos de Vista” e seu mais novo livro "A Fúria da Beleza" ), além de seus espetáculos, recitais e workshops apresentados no Brasil e exterior; Além disso, trabalha na área de recursos humanos e na televisão, onde viveu a cantora Pérola em “Mullheres Apaixonadas” - novela de Manoel Carlos no horário nobre na Rede Globo, "Páginas da Vida" também de Manoel Carlos, ; no cinema, como protagonista ao lado da amiga e atriz Zezé Polessa, no filme “Alegres comadres” (lançado no Festival BR de Cinema 2003); Elisa ainda mantém a “Escola Lucinda de Poesia Viva” onde ensina interpretação teatral da poesia seguindo o lema: “Falando poesia sem ser chato”.Recentemente esteve representando o Brasil na XIV Feira do Livro de Cuba – 2005.

Natural do Rio de Janeiro, André Lázaro é o atual Secretário de Educação Continuada, Educação e Diversidade do Ministério da Educação (MEC/SECAD). Antes de assumir a SECAD, ocupava o cargo de secretário executivo adjunto do MEC e atuou, também, como diretor de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC).Graduado em Letras e doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), André Lázaro é  professor universitário e autor do livro Amor: do mito ao mercado (Editora Vozes, 1996)



10h às 10h20min- COFFEE BREAK


10h20min às 12h - MESA REDONDA "Ações Afirmativas e Diversidade Étnico-Racial na Educação Superior".

Convidados:

América Lúcia César (coord): Doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestra em Letras e Lingüística e graduada em Letras Vernáculas com Estrangeira/ Licenciatura pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e participa do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística e do Pós-Afro - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, ambos na UFBA. Tem experiência na área de Lingüística, Lingüística Aplicada, com ênfase em Letramento Língua Materna, Educação Bilingüe, Educação Escolar Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professoras e professores, educação para a gestão socioambiental, identidade, autoria, políticas lingüísticas, relações interétnicas e currículo escolar na interface cultura, linguagem e educação.


Dyane Brito Reis Santos é doutora em Educação(UFBA), Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (2001) e Graduada em Ciências Sociais também pela Universidade Federal da Bahia (1998). Professora Adjunta I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Dyane atua no Centro de Formação de Professores (CFP). Atuou como pesquisadora da UNESCO e MEC/SECAD na avaliação das Ações Afirmativas no Ensino Superior e como Consultora do UNICEF para a implementação da LEI 10.639/03 na região do Semi Àrido Brasileiro. Tem uma considerável experiência de pesquisa no âmbito das Relações Raciais, Ações Afirmativas e Cotas Raciais, Discriminação, Justiça Criminal, Suspeição Policial e Identidade.

Kaká Werá Jecupé é índio txucarramãe (guerreiro-sem-armas), batizado entre os guaranis. Desde 1989 participa de ações voltadas para o resgate, defesa, difusão e desenvolvimento da cultura indígena brasileira; tendo realizado projetos sociais com os povos nativos, mais especificamente a Nação Guarani e Nação Krahô. Trabalha como terapeuta, fazendo uso da medicina nativa (a cura por meio das plantas), com as danças sagradas indígenas, e workshops voltados para a integração do homem com a mãe Terra e coordena a Nova Tribo Cultura. Realiza palestras e participa de seminários no Brasil e no exterior. Autor de: Awé Roirua-ma (Todas as vezes que dissemos adeus); Os Filhos da Terra; A Terra dos Mil Povos, 1998.

Profa. Paula Barreto (UFBA) é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002), tendo realizado o pós-doutorado no Center for Latin American and Iberian Studies (CLAIS) da Vanderbilt University, Estados Unidos (2007-2008).
Atualmente, é coordenadora do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, coordenadora do Curso de Formação para as Relações Étnico Raciais (SECAD-MEC/UAB-CAPES), coordenadora Local do Projeto Acesso e Igualdade na Educação Superior no Brasil e nos Estados Unidos (CAPES-FIPSE 2008-2011), professora adjunta do Departamento de Sociologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia . Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Desigualdade, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, anti-racismo, cultura e identidade. 

 16 de junho de 2010- MANHÃ


9h às 10h10min- MESA REDONDA" Diversidade Religiosa e os Desafios da Convivência Universitária"


Convidados:


Cláudio Luiz Pereira (coord): possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é antropólogo da Universidade Federal da Bahia, onde participa como professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, religiosidade, etnicidade, cultura baiana e cinema brasileiro.


Ordep Serra é graduado em Letras pela UNB, Mestre em Antropologia Social pela UNB e Doutor em Antropologia pela USP. Professor Adjunto IV do Departamento de Antropologia da FFCH / UFBA. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA;Prof. participante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA. Membro da Associação Brasileira de Antropologia, da SBPC, da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Membro fundador do Grupo de Pesquisa “Encruzilhada dos Saberes”. Fundador e Coordenador do Grupo Hermes de Pesquisa e Promoção Social. Produção principal em Antropologia da Religião, Antropologia das Sociedades Clássicas, Etnobotânica, Teoria Antropológica. Tradutor de textos científicos e literários.


Prof. Reginaldo Prandi é sociólogo há mais de 40 anos. Doutor desde 1977, é um dos maiores especialistas em religiosidade do Brasil, em particular das religiões africanas. Tem diversos livros publicados e é professor da USP. Foi pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) na década de 1970.


10h10min às 10h 30min-  BRUNCH e APRESENTAÇÃO DE BREAK


10h 30min às 11h40min- MESA REDONDA  "Periferias Urbanas e Educação Superior: Implicações da Segregação Urbana para o Acesso e Permanência nas Universidades Públicas"


Convidados:


Sandro Ferreira (coord) possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2000) e mestre em Sociologia. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal da Bahia e coordenador do Núcleo de Programas de Assistência Estudantil do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da (NUPAE/ICAD/UFBA). Tem experiência na área de Sociologia.

Mariane Koslinski - Possui graduação em Sociologia - London School Of Economics (1995) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Desigualdades Sociais e Educacionais, Sociedade Civil e Estado, Avaliaçao de Políticas Educacionais.

Antonia dos Santos Garcia possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - UFRJ (2006). Atualmente é pesquisadora e professora visitante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (NEIM/UFBA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa-Ação Espaço Li-vre/IGEO/UFBA. Tem experiência na área de Sociologia e Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, gênero, planejamento urbano, salvador, geografia, e movimentos sociais. Ademais, foi Sub-secretária e Secretária Municipal da Reparação/Prefeitura Municipal de Salvador (2007-2008), foi consultora da UNESCO/MEC/DataUff.



16 de junho de 2010 - TARDE


14h às 15h 30min- MESA REDONDA " Gênero e Diversidade Sexual: um enfoque sobre convivência e relações de poder na universidade".


Convidados:



Angêla Maria de Souza (coord) é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Biologia e Graduada em Ciências Biológicas. É professora do Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM/UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA. Área de atuação: Educação (Ciência, Educação e Gênero).


Leandro Colling possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pofessor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, ambos da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa as relações entre a sexualidade, gênero e a cultura.

Iole Macedo Vanin possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora Adjunto I da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora filiada da Rede Regional Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre a Mulher e Relação e Diretora de Formação da Rede Regional Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre a Mulher e Relação. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Genero. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências, História, História das Mulheres, Feminismo, Gênero e Bahia.

15h30min às 15h50min- COFFE BREAK

15h50min às 17h20m- MESA REDONDA "Panorama das Ações Afirmativas no Brasil: aspectos históricos e legalidade no cenário atual".

Convidados:
Professora da Universidade do Estado da Bahia, Delcele Mascarenhas Queiroz (coord) possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Desigualdade e Diversidade. Atualmente integra o Comitê Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED e o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP/INEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: negro, ações afirmativas, raça, acesso de negro ao ensino superior e cotas.

O professor Ubiratan de Castro possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1970), graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1971), mestrado em História - Université de Paris X, Nanterre (1973) e doutorado em História - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1992). Atualmente é diretor geral da Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia. Anteriormente, prof. Ubiratan de Castro foi diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Bahia, negros, colonização e Brasil.


Ilzver de Matos possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2003). É Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2008). Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford - Internacional Fellowship Program - IFP. Realizou Mestrado-Sanduíche no Centro de Estudos Sociais- CES da Universidade de Coimbra, sob a co-orientação do Professor Dr. Boaventura de Sousa Santos. Foi voluntário da ONG SACI - Sociedade Afrosergipana de Estudos e Cidadania (2004) e atualmente é Membro da Associação de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social - ABRAPS (2008). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Constitucional e Direitos Humanos.

Olívia Santana é vereadora, reeleita nas eleições de outubro de 2008 para a Câmara de Vereadores de Salvador, pelo PCdoB. Ex-secretária de Educação e Cultura de Salvador, atual presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal. Militante do movimento negro, das mulheres, dos direitos humanos e defensora da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade nos ensinos fundamental, médio e universitário. Olívia é formada em Pedagogia, pela UFBA.





17h20min às 17h30min-INTERVALO


17h30min as 19h- MESA REDONDA "Acesso e Permanência na Universidade de Pessoas com Deficiência".


Convidados:


Theresinha Guimarães Miranda (coord) possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador , mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora associado da Universidade Federal da Bahia, membro do conselho estadual de educação do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, formação de professor, deficiência mental e política educacional.




João Edison Vilas Boas dos Prazeres é coordenador de Educação Especial da SEC-BA e professor do Instituto de Cegos da Bahia – ICB)





Robenilson Nascimento dos Santos possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador, especialização em Metodologia do Ensino Pesquisa Extensão Educação pela UNEB, especialização em Gestão Social para o Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Atualmente é Docente Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação de Dias D'Avila e Docente de Educação à Distância da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em educação, gestão e desenvolvimento sustentável.
Atua, principalmente, nos seguintes temas: Inclusão, Educação, Necessidades Especiais.





19h as 19h20min-  ENCERRAMENTO



APRESENTAÇÃO MUSICAL com a sambista Juliana Ribeiro